Carpete de Madeira

Faça uma publicação em sua rede social.

Carpete de Madeira  ( Piso Laminado)

Vamos entender um pouco sobre esses itens e entender o porque o Carpete de Madeira foi substituído pelo Piso Laminado

Carpete de madeira

Este piso trata-se de uma folha de madeira natural, bastante fina, colada e prensada a uma base de madeira processada, como compensado, aglomerado, mdf ou similares. Geralmente o carpete de madeira é bem mais fino do que os pisos de madeira maciça, com algo em torno de cinco a sete milímetros. Foi um piso muito utilizado antes do surgimento do Piso Laminado.

O carpete de madeira é usualmente instalado com bastante facilidade ao contrapiso e funciona como um piso flutuante: Ao contrário dos pisos de madeira, ele não é colado ou parafusado ao piso, mas sim apenas colocado sobre uma manta de separação, e preso um ao outro por meio de encaixes do tipo macho e fêmea. Nas bordas é aplicado um rodapé que arremata o revestimento, evitando que ele saia do lugar.

Enquanto a rapidez de aplicação do sistema e preço são suas grandes vantagens, as desvantagens estão relacionadas à baixa durabilidade em relação a outros pisos, ruído característico (uma espécie de som “oco” ao se caminhar sobre ele – existem marcas que possuem soluções especiais para minimizar essa questão) e péssima resistência a água.

Carpete de madeira  ( não mais utilizado)
com algo em torno de cinco a sete milímetros. Foi muito utilizado até o piso laminado ganhar o mercado. Deixado um pouco de lado, já que os laminados oferecem maior resistência e a mesma velocidade na instalação.

Vantagens: facilidade de instalação e preço.

Desvantagens: baixa durabilidade e um som oco ao caminhar sobre ele. Não é resistente aos raios solares.

Limpeza: pano úmido.

Indicado para: áreas íntimas.

Pisos laminados

O piso laminado é muito similar ao carpete de madeira – o sistema de aplicação e a base são bastante similares. A grande diferença, no entanto, diz respeito ao revestimento final, a superfície em que o usuário pisa. Enquanto no carpete de madeira o acabamento é em folha de madeira, aqui o piso é revestido de algo chamado laminado melamínico (ou fenólico).

A grande confusão que ocorre é porque os fabricantes usam laminados que possuem estampas de madeira – São laminados melamínicos que imitam madeira, de forma surpreendentemente real. Mas é um material que poderia ser colorido, ou ter uma estampa, por exemplo.

A vantagem desse tipo de piso, além do mencionado nos carpetes de madeira, é que se desenvolveu uma alta tecnologia para a fabricação desses produtos e o resultado é realmente bastante bom em termos de encaixe e aparência final. A durabilidade é maior do que a dos carpetes de madeira, por causa do laminado e do acabamento do laminado (um processo chamado overlay, mais durável que o verniz do carpete de madeira), porém menor do que a do piso de madeira. As questões de ruído persistem, com algumas melhoras.

Especificação Piso Laminado

Piso laminados 
Características: apresenta uma base em MDF  e uma lâmina resistente com estampas que imitam madeira.

Vantagens: fácil e rápida instalação. Mais resistente do que a madeira. Não risca ou mancha com facilidade.

Desvantagens: não tem o aspecto natural da madeira.

Limpeza: pano úmido e sabão neutro, além dos produtos específicos para piso laminado disponíveis no mercado.

Indicado para: áreas íntimas, salas e espaços comerciais.

Hoje em dia o Carpete de Madeira foi substituido pelo Piso Laminado, pois o mesmo veio para trazer aos clientes a mesma praticidade e beneficios que o Carpete de Madeira possuia, com o mesmo custo beneficio mas com vantagens extras para seu ambiente.

Publicado em Piso Laminado Marcado com: , , , , ,